Atualmente a folia ainda se encontra nas mãos dos descendentes dos pioneiros que buscam conservar a tradição

07 de Jan / 2019
6 de janeiro é o dia de Santos Reis, segundo a tradição três reis magos visitaram o recém nascido em Belém de Judá que se encontrava dentro de uma manjedoura envolto a seus pais. 




Na verdade não eram reis e sim astrólogos que seguindo um cometa iniciaram sua peregrinação dois anos antes do nascimento da criança e encontrando o recém nascido ofertaram ouro, incenso e mirra.

O ouro por se tratar de ser um rei,o incenso por ser Ele filho do Altíssimo e a mirra porque deveria morrer como homem. 

Daí surgiram as tradicionais Folias de Reis .Em Pires do Rio essa tradição teve início na década de 30 por intermédio dos primos Oscar e José Baiano que trouxeram o manifesto de Correntina ( Bahia) e com uma bandeira passaram a percorrer  terras goianas. 

No início de sua história essa folia adentrava na zona rural e depois com o desenvolvimento do município tornou característica do perímetro urbano. Atualmente a folia ainda se encontra nas mãos dos descendentes dos pioneiros que buscam conservar a tradição herdada de seus antepassados e concluem as festividades com dança e comida típica servida aos convidados oferecido num jantar servido no Salão do Rosário da cidade de Pires do Rio!

Nos discursos finais no jantar oferecido neste último domingo, os organizadores que fizeram o uso da palavra deixaram em dúvida a continuidade da folia de reis em Pires do Rio, devido a falta de participantes e outras séries de problemas. 

Texto : Paulo Sampaio - Historiador








Create Account



Log In Your Account