Abraham Weintraub deixa o Ministério da Educação - Lista Pires do Rio

Abraham Weintraub deixa o Ministério da Educação

Abraham Weintraub deixa o Ministério da Educação

No vídeo, Weintraub agradece “todo apoio e carinho” que ele e a família estão recebendo das pessoas. “Desta vez, é verdade: sim, estou saindo do MEC. Neste momento não quero discutir os motivos da minha saída do cargo”, emendou, lendo o que chamou de “uma colinha”.



Ele será indicado para assumir uma diretoria no Banco Mundial.

https://twitter.com/AbrahamWeint/status/1273691321430167559

Ao lado dele, o presidente estava sério, parecendo constrangido. Falando baixo, Bolsonaro afirmou: “É um momento difícil. Todos os meus compromissos de campanha continuam de pé e busco implementá-los da melhor maneira possível. A confiança você não compra, você adquire. Todos que estão nos ouvindo agora são maiores de idade e sabem o que o Brasil está passando. E o momento é de confiança. Jamais deixaremos de lutar por liberdade. Eu faço o que o povo quiser”.

Agradeceu e apertou a mão do agora ex-ministro. O Planalto ainda não anunciou quem ficará interinamente no cargo. O mais cotado é o secretário de Alfabetização do MEC, Carlos Nadalim. Correm por fora a secretária nacional do Ensino Básico, Ilona Becskeházy, e o capitão-de-fragata Eduardo Melo, que chegou a ser secretário-executivo adjunto da pasta ainda sob o comando de Ricardo Vélez Rodriguez, o primeiro ministro da Educação de Bolsonaro, e depois foi alojado na TV Escola.

Na segunda-feira (15/06), Weintraub e Bolsonaro tiveram um encontro no Palácio do Planalto para discutir a demissão. Na visão de aliados do presidente, a iniciativa foi essencial para que o Executivo estabelecesse uma “bandeira de paz” com o Supremo, em meio às desavenças crescentes dos últimos dias.