Ainda bem que monstro do coronavírus veio para demonstrar necessidade do Estado, diz Lula - Lista Pires do Rio

Ainda bem que monstro do coronavírus veio para demonstrar necessidade do Estado, diz Lula

Ainda bem que monstro do coronavírus veio para demonstrar necessidade do Estado, diz Lula

Para ex-presidente, determinadas crises só são resolvidas pelo Estado. Ainda bem que a natureza, contra a vontade da humanidade, criou esse monstro chamado coronavírus. Porque esse monstro está permitindo que os cegos comecem a enxergar que apenas o Estado é capaz de dar solução a determinadas crises.



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (19) que ainda bem que o monstro do coronavírus surgiu, demonstrando a necessidade da presença do Estado.

Lula deu declaração ao conceder uma entrevista por videoconferência ao jornalista Mino Carta, da revista Carta Capital.

Durante a entrevista, Lula disse que o preconceito está na medula da elite brasileira, que, grosseira e raivosa, é, segundo ele, contrária aos direitos para empregadas domésticas, jardineiros e pobres.

O que eu vejo? Quando eu vejo os discursos dessas pessoas, quando eu vejo essas pessoas acharem bonito que tem que vender tudo o que é público, que o público não presta nada, ainda bem que a natureza, contra a vontade da humanidade, criou esse monstro chamado coronavírus. Porque esse monstro está permitindo que os cegos comecem a enxergar que apenas o Estado é capaz de dar solução a determinadas crises. Essa crise do coronavírus, somente o Estado pode resolver isso, como foi a crise de 2008.

Lula mencionou, na sequência, o ex-presidente dos Estados Unidos Franklin Roosevelt, que comandou o país de 1933 a 1945. À época, houve a Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945).

Você acha que ele Roosevelt estava preocupado com orçamento da União? Com déficit fiscal? Se o Tesouro ia falir ou não? Ele tinha que construir armas para vencer a guerra, disse Lula ao se dirigir ao jornalista que o entrevistava.

Conforme o ex-presidente, o momento é de guerra contra o coronavírus, e o governo do presidente Jair Bolsonaro sequer cumpriu a tarefa de entregar o auxílio emergencial de R$ 600 para todas as pessoas.


Fonte: G1. Imagem: Sul21