Brasil terá de repensar estratégia para sair da crise imposta pelo coronavírus alerta OMS - Lista Pires do Rio

Brasil terá de repensar estratégia para sair da crise imposta pelo coronavírus alerta OMS

Brasil terá de repensar estratégia para sair da crise imposta pelo coronavírus alerta OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que não haverá solução mágica contra Covid-19 no Brasil, alerta que o país precisará percorrer um "longo caminho" para sair da crise e sugere que as autoridades no país repensem suas estratégias se quiserem superar a pandemia.



"A situação no Brasil continua sendo de grande preocupação, com muitos estados relatando muitos casos", disse Mike Ryan, diretor de operações da OMS.

Citando os mais de 60 mil casos diários e mais de mil mortes, ele destaca que a transmissão continua intensa e alerta que "existem poucas rotas" hoje para sair da crise. Para Ryan, a primeira etapa precisa ser a de suprimir transmissão comunitária. "Isso só pode ser feito com uma parceira forte entre governo federal, estadual e comunidade", defendeu o irlandês nesta segunda-feira, numa coletiva de imprensa em Genebra.

Sua avaliação é de que o governo, assim como em outros países, deve criar condições para impedir que o vírus se transmita e estabelecer uma "arquitetura de segurança", detectar casos e criar uma situação em que a proliferação seja dificultada, principalmente em aglomerações. O especialista admite que isso é fácil de dizer e difícil de implementar. Ryan, porém, deixa claro que a rota para sair da situação será "longa" no Brasil e em outros países que vivem uma intensa transmissão e exigirá um "compromisso sustentável" por parte das lideranças. "Não há uma bala mágica (contra o vírus)", insistiu.

Para o especialista, chegou o momento de alguns governos "darem um passo para atrás agora" e avaliar se de fato está fazendo tudo o que podem, politicamente, economicamente e em termos de saúde para suprimir o vírus. "Vai precisar apertar o botão de reset", disse, numa alusão à reinicialização.

Maria Van Kerkhove, diretora técnica da OMS, também sugere que locais com maior número de casos recebam maior atenção e que não se espere por uma vacina. "Façam tudo", disse, numa referência ao pacote de medidas de distanciamento social, teste e rastreamento.

Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, também defendeu uma ação ampla. "Se fizermos tudo, podemos dar a volta. Nunca é tarde demais. Não devemos desistir. Tudo pode ser revertido", disse, numa mensagem também ao governo brasileiro.

Fonte: Uol, por Jamil Chade