Governador do DF volta atrás e suspende decreto que proibia atendimento a pacientes do Entorno - Lista Pires do Rio

Governador do DF volta atrás e suspende decreto que proibia atendimento a pacientes do Entorno

Governador do DF volta atrás e suspende decreto que proibia atendimento a pacientes do Entorno

Ontem (14) em entrevista ao Jornal Anhanguera, Ronaldo Caiado, além da decisão de adiamento do decreto de distanciamento social para Goiás, mencionou que o Governador de Brasilia publicaria um decreto impedindo hospitais públicos de atender pacientes do Entorno, justificando que  o DF tem capacidade para atender os pacientes brasilienses, mas não deveria tratar doentes de Goiás. Caiado, relatou ainda que havia ligado para Ibaneis e não foi atendido. “[Recebo a notícia] em primeiro lugar, com muita preocupação e tristeza”, afirmou Caiado.



Diante de tal postura, Caiado mencionou esforços para reforçar o maquinário do Hospital de Formosa para fazer esses atendimentos do entorno, já que o de Aguas Lindas segue fechado pois a estrutura garantida pelo Governo Federal não está completa.

Porém ainda ontem o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), voltou atrás na decisão de publicar o decreto que proibiria hospitais públicos distritais de atenderem pacientes de outros estados, inclusive os residentes goianos do Entorno, a quem o governador havia citado como justificativa para editar a norma.

Ibaneis informou a decisão de suspender o decreto após reunião no Ministério da Saúde na tarde desta quinta-feira (14). “Com base nessa reunião, inclusive, aquele decreto que eu havia falado em relação a Goiás, fica suspensa a publicação por enquanto”, disse.

O governador classificou a reunião como excelente e disse que esperará a entrega do hospital de campanha de Águas Lindas antes de avaliar o decreto. “Vamos encaminhar para que a gente melhore a nossa estrutura, inclusive para dar conta de atender à necessidade do Entorno até que o hospital [de campanha] de Águas Lindas fique pronto”, afirmou.


Com informações: Diário de Goiás; imagem: Poder Goiás