Governo de Goiás está preparando sete hospitais de campanha para atender os pacientes de Covid-19. - Lista Pires do Rio

Governo de Goiás está preparando sete hospitais de campanha para atender os pacientes de Covid-19.

Governo de Goiás está preparando sete hospitais de campanha para atender os pacientes de Covid-19.

Estruturas estão sendo erguidas às pressas em todo Brasil e no mundo para auxiliar a rede pública de saúde a aguentar o baque iminente durante uma crise sanitária. Este é o papel dos chamados hospitais de campanha, unidades que temporariamente cuidam de pessoas atingidas por situações de emergências e calamidades públicas.



 

O investimento em hospitais de campanha é uma recomendação feita pela Organização Mundial de Saúde (OMS), uma vez que nenhum sistema de saúde do mundo comporta a demanda explosiva em um quadro atípico como este  que vivemos atualmente.

 

Alinhado e atento às regulamentações da instituição internacional, e preocupado com a ausência de uma rede de saúde regionalizada para atender a população, especialmente nos municípios mais carentes do Estado, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), está preparando sete hospitais de campanha para atender com exclusividade os pacientes de Covid-19 no interior goiano.

 

“A quarentena é uma realidade, e não temos estruturas hospitalares adequadas em muitas regiões do Estado. Precisamos nos aparelhar rapidamente, e cada vez mais, para podermos receber as pessoas que venham a ser contaminadas”, destacou o governador Ronaldo Caiado em entrevista nesta quarta-feira (1/4). Ao todo, esta rede provisória implementada pelo Governo de Goiás irá garantir a abertura de cerca de 800 novos leitos distribuídos nos municípios de Anápolis, Águas Lindas, Formosa, Luziânia, Itumbiara, Jataí e Porangatu.

 

Uma destas novas unidades para atuar na frente de combate à Covid-19 é o hospital de campanha, com 10 mil metros quadrados, no município de Águas Lindas, no Entorno do Distrito Federal, que já está sendo estruturado pela SES-GO com apoio da Prefeitura e também dos Ministérios da Saúde e de Infraestrutura.

 

A construção foi anunciada na última terça-feira (31/03), pelo governador Ronaldo Caiado, após sinalização positiva em conversa com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. “O prefeito Hildo do Candango já providenciou a terraplanagem. Também já conversei com o ministro Tarcísio de Freitas [Infraestrutura] e devemos ter o hospital o mais rápido possível”, detalhou Caiado em live nesta quarta-feira (1/4) transmitida em sua conta pelo Facebook, onde aproveitou para reforçar o alerta: “Aos que puderem, evitem ir à Brasília neste momento”.

 

Ainda na região do Entorno do DF, o Hospital Municipal de Formosa já passava pelo processo de estadualização e, a partir de agora, contará com pelo menos 60 leitos exclusivos para enfrentamento à pandemia, além de outros 80 leitos em Luziânia, todos destinados à assistência de pacientes da Covid-19.

 

Com mais de 1,2 milhão de goianos, a região desperta especial preocupação do governador Ronaldo Caiado, uma vez que grande parte da população é carente e precisa se deslocar até Brasília para trabalhar. E hoje a capital federal já tem uma incidência alarmante da doença. “Brasília tem sido duramente penalizada. Por isso mesmo, a contemplação destes hospitais é muito bem-vinda e necessária”, assentiu.

 

Norte a Sul

 

Na região Norte, o Hospital Municipal de Porangatu já recebe ajustes e contará com o apoio da SES-GO para ser referência para o enfrentamento à pandemia. O local terá cerca de 50 leitos destinados exclusivamente para pacientes da Covid-19.

 

Já no Sul do Estado, a Secretaria de Saúde já prepara 200 leitos no Hospital e Maternidade São Marcos, em Itumbiara. No Sudoeste goiano, o Hospital das Clínicas de Jataí, que também já estava em processo de estadualização, contará com cerca 100 leitos para pacientes de coronavírus e terá uma ala específica para casos graves.

 

Em Anápolis, o Centro de Convenções está sendo preparado para abrigar uma estrutura que servirá como Hospital de Campanha, que deve contar com cerca de 300 leitos. Construído em um terreno plano e coberto de 13.450 metros quadrados, o local foi escolhido por permitir um bom fluxo de atendimento, além de já contar com parte elétrica, água e esgoto. O secretário de Saúde, Ismael Alexandrino, estima que todas as estruturas devem estar prontas para funcionar em cerca de 30 dias e vão ser somar aos esforços do Estado no combate à pandemia.

 

O primeiro Hospital de Campanha de Goiás em pleno funcionamento é o Hospital do Servidor do Ipasgo, transformado em unidade exclusiva para pacientes de coronavírus, com 200 leitos. A unidade está localizada em Goiânia. Na região metropolitana, outras unidades estão sendo estruturadas para também oferecerem atendimento à população durante a pandemia.


(Fonte: Radio Rio Vermelho, Imagem da Internet)