Governo de Goiás inaugura consultório odontológico para presos na Unidade Prisional Regional de Orizona - Lista Pires do Rio

Governo de Goiás inaugura consultório odontológico para presos na Unidade Prisional Regional de Orizona

Governo de Goiás inaugura consultório odontológico para presos na Unidade Prisional Regional de Orizona

O Governo de Goiás, por meio da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), inaugurou na tarde desta quarta-feira, 19/02, um consultório odontológico para atendimento à saúde bucal de custodiados, na Unidade Prisional Regional (UPR) de Orizona. A construção da sala no local utilizou não de obra carcerária, com o emprego de quatro detentos da UPR, recursos dos cofres públicos do Estado, e o aparelhamento necessário foi disponibilizado pela Prefeitura da cidade.



De acordo com a diretora do estabelecimento penal, Alexandra Rezende, o consultório vai contribuir para a humanização no cumprimento da pena daqueles que estão sob custódia na unidade. “Eles (os presos) vão ter mais dignidade no atendimento, visto que, a partir de agora, contarão com a presença de profissional da área de odontologia uma vez por semana aqui na unidade”, ressalta. “Antes o atendimento era feito no posto de saúde e apenas nos casos de emergência”, conta Alexandra.

Ainda de acordo com a direção da UPR, os quatro custodiados envolvidos na obra de construção da sala para atendimento receberam a remição da pena pelo serviço prestado, como determina a Lei de Execução Penal (LEP), e todos foram remunerados pelo Estado.

O diretor-geral de Administração Penitenciária, coronel Wellington Urzêda, ressalta que a nova instalação gera economia ao tesouro estadual e maior segurança. “Com o atendimento intramuros, o Estado economiza com as escoltas de presos ao posto de saúde do município, onde até então era realizado esse atendimento. O serviço, como determinam as diretrizes do Governo do Estado, vai contribuir também para a humanização do cumprimento da pena do encarcerado e evitar possíveis riscos que fragilizariam a segurança, como fugas”, destaca o Urzêda.

A UPR de Orizona integra a 4ª Coordenação Regional Prisional da DGAP.

A inauguração realizada hoje vai ao encontro das políticas penitenciárias de reintegração social e humanização da pena da DGAP do governo goiano para a manutenção da segurança e controle do cárcere.

Fotos: DGAP

Comunicação Setorial
Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)
(62) 3201-4726