Secretaria de Saúde de Urutai esclarece que registro publicado como sendo da cidade é um equívoco - Lista Pires do Rio

Secretaria de Saúde de Urutai esclarece que registro publicado como sendo da cidade é um equívoco

Secretaria de Saúde  de Urutai esclarece que registro publicado como sendo da cidade é um equívoco

A Secretaria Municipal de Saúde de Urutaí, por meio de seu Núcleo de Vigilância Epidemiológica, vem através desta nota prestar esclarecimentos à população urutaína acerca da divulgação do primeiro caso confirmado de COVID-19 (Novo Coronavírus) neste município.



Apesar de ter sido formalizado pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás que há a confirmação de um caso de COVI-19 no município de Urutaí, o Núcleo de Vigilância Epidemiológica esclarece, após a realização de busca ativa, que o caso em questão foi notificado de forma equivocada, uma vez que o paciente testado como positivo para COVID-19 NÃO É RESIDENTE EM URUTAÍ, mas sim, no município de Uberaba - Minas Gerais.

Desta forma, posteriormente à apuração minuciosa dos fatos, concluiu-se que o paciente referido não tem nenhum tipo de vínculo com o município de Urutaí e que seu endereço residencial foi relacionado à este município devido a um ERRO da unidade notificadora (plano de saúde particular) que, ao digitar as informações do paciente em seu cadastro, alterou os dados residenciais do mesmo.

Este Núcleo informa ainda que já entrou em contato com a Administração Regional de Saúde da Estrada de Ferro, subdivisão da Secretaria de Estado da Saúde, que presta suporte técnico ao município de Urutaí, e solicitou que sejam feitas as correções necessárias na notificação em questão, de modo que a informação errônea seja reparada.

Oportunamente, este Núcleo esclarece também que, até o presente momento, há apenas um caso SUSPEITO de COVID-19 cujo paciente é realmente morador de Urutaí. Trata-se de um paciente do sexo masculino, de 51 anos de idade, que já testou negativo para o Novo Coronavírus e aguarda o resultado da contraprova do exame. De maneira complementar, informa-se que o referido paciente encontra-se, momentaneamente, sob monitoramento hospitalar.

Urutaí - GO, 28 de abril de 2020.

Atenciosamente,

Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica